Em 3 de Janeiro de 1892 nasce, em Bloemfontein, na África do Sul, o grande mestre Tolkien. Esse sobrenome deriva de uma palavra alemã, que significa "estúpido", "imprudente". Apaixonado por linguística, Tolkien exerceu as atividades de escritor, filólogo e professor [de línguas] universitário.
O que tornou Tolkien um mestre, foi o fantástico fruto de sua imaginação. Seu gosto, quando criança, por contos de fadas, lhe serviu como base para a criação de seu "Mundo Secundário", mundo este das coisas fantásticas, surreais, cenário das aventuras de suas obras. Sua obra mais famosa é a trilogia "O Senhor dos Anéis", embora ele mesmo considerasse como sua obra mais importante o "O Silmarillion", no qual é descrita Arda (o Mundo Secundário), com suas paisagens e seres fantásticos. Além disso, Tolkien criou uma linguagem própria para os seres desse universo imaginário, o idioma élfico, criado com base na língua finlandesa.
Tolkien era muito ligado a sociedades, nas quais encontrou seu primeiro público e seus encorajadores, o que o excitou a dar continuidade ao seu trabalho como escritor. Embora suas obras tenham servido de inspiração para grandes avanços tecnológicos ocorridos durante o século XX, Tolkien era contrário às tecnologias. Segundo ele, elas [as tecnologias] despertavam no homem a ganância e a ambição, instigando-o ao combate (ou seja, eram motivo de guerras). Essa sua visão sobre os avanços científicos talvez pudesse ser explicada pelo fato de ele ter sido educado por um padre católico, em virtude da morte de seus pais, e por ele mesmo ter participado ativamente da Primeira Guerra Mundial.
Ele casou-se com Edith Bratt, pessoa que serviu de base para a criação de um de seus personagens de "O Silmarillion". A propósito, grande parte dos títulos criados por Tolkien tinham como "base" (motivação) a sua familia. "Mestre Gil de Ham" é um exemplo de história criada com o intuito de entreter seus filhos.
A obra de Tolkien ficou famosa em meados de 1960, quando passou a ser vendida nos EUA. O seu público era formado, principalmente, por nerds, que cursavam universidades, e hippies, que se deliciavam com o Mundo Secundário.
0 Response for the "John Ronald Reuel Tolkien"
Postar um comentário