As moscas e seu sentido aranha

Posted by NerdHazard On 17:14 1 comentários


Quem nunca tentou acertar uma mosca, seja com as mãos, seja com os pés (depois de ter assistido algum filme do Jackie Chan ...) ou seja com um tiro de rifle (=o), e acabou sendo driblado pelo minúsculo inseto (que deve se esquivar pensando: FUCK YEAh! >D)? Depois de se esquivar de seu golpe, elas voltam para o mesmo local onde estavam, intimando-o novamente.

Não é difícil pensar que esse animal tenha pacto com o cão, ou então que seja capaz de prever o futuro, ou ainda que tenha tido aulas de artes marciais com o próprio Van Damme (dentre as opções, essa é a mais óbvia de todas). Mas existe uma explicação real para isso. A anatomia de uma mosca conta com sensores que captam estimulações do ar ao seu redor. Dessa forma, quando tentamos atingi-la, alteramos ,involuntariamente, as vibrações do ar, deixando o animal alerta. A forma mais eficaz de se aniquilar uma mosca é tendo calma, aproximando a mão (ou então a marreta) vagarosamente do inseto até que, de surpresa, o atacamos com um golpe, que certamente será fatal (afinal seu corpo é frágil, se comparado com um golpe de martelo...).

Existem também alguns objetos que são especializados para o trabalho de matar moscas, como escopetas – que dividem as balas em vários fragmentos, aumentando a superfície de contato, o que aumenta a probabilidade de se atingir o inseto -, espadas com superfícies perfuradas – possibilitam a passagem de ar entre os gumes, diminuindo os estímulos produzidos no ar e deixando, por conseqüência, o animal menos alerta – ou, simplesmente, inseticidas (mas seja cuidadoso e não use esse artefato em excesso, pois as moscas podem sofrer uma alteração genética, que pode torná-las invulneráveis ao veneno, e, caso isso ocorra, você precisará de muito mais do que uma espingarda para derrubá-la...).

Categories:

1 Response for the "As moscas e seu sentido aranha"

  1. Thiago says:

    Vou me lembrar disso...quando quiser matar uma mosquinha!!! marcia

Postar um comentário