A postagem de hoje dará inicio a uma série de outras postagens que prentendo fazer a respeito de quais foram as criaturas e objetos mais interessantes criadas pela cultura humana. Portanto, essa não será a última. Mais seres serão acrescentados nas seguintes. De qualquer forma, espero que gostem.




ELFOS

Seres de beleza invejável e de grande majestade. Fruto da Mitologia Nórdica, esses seres eram os menores da natureza e possuíam luz própria, como as estrelas. Eram seres que não morriam por velhice (pois não envelheciam) e não adoeciam, e a morte só lhes era possível se fossem gravemente feridos ou sofressem com alguma tristeza aguda. Tolkien explorou as caracteristicas élficas em quase todas as suas obras, principalmente em "O Silmarillion". Segundo a obra "tolkieana", esses seres, além de belos, possuíam muita força e coragem, sendo grandes guerreiros. Presentes em muitas obras medievais, esses seres representam Bem Estar e Maravilhas, além da valorização da natureza.

DRAGÕES

Os Dragões são, de longe, as criaturas mitológicas mais velhas da cultura humana. Eles possuem vários significados nas diferentes regiões do mundo, podendo ser bons ou maus. Seu nome vem do grego "drakôn", que significava grandes serpentes. Acredita-se que tenham sido criados na mente dos homens a partir de escavações primitivas, nas quais os povos encontraram os primeiros fósseis de dinossauros. Assim, sua aparência física seria semelhante a de répteis, com corpo alongado e com escamas. A característica mais marcante dos Dragões seria a capacidade de soprar fogo. Existem pesquisadores que dizem não ser impossível que animais soprem fogo, porém seus corpos deveriam ser adaptados a isso, pois seria um processo complexo (separação de gases no sistema digestivo, tecidos resistentes ao fogo, materiais responsáveis pela "ignição" - que poderiam ser minérios ou substâncias químicas que entram em combustão na presença do ar, como o fósforo branco -, etc.). Há ainda a presença de asas nesses seres em algumas culturas, principalmente na européia (a propósito, a imagem de Dragão com a qual estamos acostumados, com asas, patas e pequenos chifres, vem da cultura ocidental, principalmente da européia, pois os escritores cristãos dessa época retratavam o mal como um Dragão {a serpente do mal, o Rei das Trevas}). Presentes em várias obras literárias e cinematográficas, principalmente as que tratam de temas medievais, os Dragões permancem "vivos" até hoje, séculos e séculos após sua gênese.

JORMUNGAND, FENRIS E HEL

Segundo a Mitologia Nórdica, esses três seriam filhos do deus Loki (senhor da trapaça) com a gigante Angrboda. Jormungand foi raptada de Loki por Odin e lançada ao mar profundo da Terra dos Homens (Midgard, ou, na cultura moderna, Terra-média). Ali cresce tanto que, sendo uma serpente, torna-se capaz de contornar a Terra e morter sua própria cauda. Seu inimigo é Thor, filho de Odin, por que será morta no Ragnarok (o Fim dos Tempos, o Apocalipse).

Hel é a Morte, também mandada para a Terra por Odin. Um personagem singular, por não ser bom nem ruim, apenas justo.

Fenris é um lobo monstruoso que foi acorrentado pelos deuses até o advento do Ragnarok. Ele teria devorado o próprio Odin, tamanha era sua força. Veio a ser morto por Vidar, filho do deus supremo, com uma facada no coração.

BALROGS

Criados nas fantasias de Tolkien, os Balrogs eram soldados de Sauron à serviço de Morgoth (o Sinistro Inimigo do Mundo). Eram semelhantes aos homens, porém maiores e pegavam fogo, sendo rodeados por sombras sinistras. Geralmente utilizavam um chicote em chamas como arma, embora fossem de força gigantesca.

MORGOTH E SAURON

Esses dois são os reis malvados em Arda (o universo ficticio de Tolkien). Eles são os responsáveis por esquematizar os ataques dos Orcs e de todos os outros seres do lado negro ao lado dos elfos ("lado do bem"). Morgoth era, ele mesmo, em tempos passados, um Vala, tipo um deus. E, aliás, seu nome era Melkor e ele era o mais forte entre os seus irmãos, submisso apenas a Eru Ilúvatar (o pai dos deuses). Por ser de tal força, desafiou seu pai e tentou dominar Arda. Desistiu da vida de servidão à Ilúvatar e desceu para a Terra, tornando um Vala caido e perdendo sua antiga posição. A partir daí, passou a armar planos para conseguir ganhar Arda e molda-lo segundo sua vontade. Sauron acabou atraído por Morgoth e se tornou um grande tenente do lado negro, substituindo seu senhor quando este foi preso (pois Morgoth foi preso nos confins do Universo por seus irmãos). Ele foi o responsável pela criação dos Anéis do poder, que surgem em outras obras de Tolkien. Seu fim foi terrivel e ele só podera ser curado se o próprio Morgoth o fizer, quando certamente será o fim dos tempos.


UNGOLIANT

Também de origem tolkeana. Espirito negro personificado na forma de uma aranha terrivel. Ela teria sido aliada de Morgoth em ações contra os Valar em Arda e por ele teria sido traída. Quanto mais comia, mais fome sentia e acabou comendo a si mesma. De sua linhagem eram as aranhas de outras obras de Tolkien, como em "O Hobbit".

Categories:

2 Response for the "As criaturas quiméricas mais extraordinárias de todos os tempos"

  1. Thiago says:

    Esse Fenris pode ter sido a inspiração de JK Rowling para a criação do personagem "FENRIR GREYBACK" na heptologia Harry Potter.
    \;]

  2. Talvez, quem sabe...

Postar um comentário