É raro encontrar alguém que nunca utilizou-se de alguma informação fornecida pelo site Wikipédia. Essa postagem discernirá um pouco a respeito dessa grande invenção do mundo virtual, que alcança grande parte do globo e se encontra disponível em mais de 270 idiomas.



Esse site foi fruto do aprimoramento de um projeto inglês de enciclopédia, que era chamado de Nupedia, criado em 2000. A idéia era criar uma enciclopedia virtual gratuita, que antigamente era escrita por profissionais e acadêmicos, com um sistema de revisão severo. Mas esse esquema foi modificado pouco tempo depois e os artigos passaram a ser escritos de forma colaborativa, ou seja, qualquer um ganhou o direito de criar e editar artigos dentro do site (daí o nome "Wikipédia", pois Wiki dá a idéia de coletivo, enquanto "pédia" vem de "enciclopédia"). Ainda que possa ser editado de forma coletiva (ou seja, possa ser contestado), o conteúdo da Wikipédia foi testado algumas vezes por renomadas instituições, que afirmaram que grande parte dos seus documentos são verdadeiros, embora contenha alguns erros e omissões.

Da mesma forma que a Wikipédia é livre, coletiva, seus gastos também devem ser coletivos. Não existem anúncios publicitários no site, o que certamente propiciaria um bom dinheiro para sua manutenção. A forma de manter economicamente a Wikipédia é fazendo-lhe doações. Jimmy Wales, co-fundador do projeto, criou uma campanha de ajuda ao site e, em menos de oito semanas, conseguiu faturar 16 milhões! Vocês devem se perguntar quais são os gastos da Wikipédia. A resposta pode ser lida em uma nota de agradecimento de Wales pelo apoio dos doadores. Confiram:

"Caramba! O que posso dizer? Muito obrigado!

Concluímos a mais bem sucedida campanha de arrecadação em nossa história, $16 milhões de dólares em menos de 8 semanas.

Incrível. Mas não estou surpreso.

Em 2001, eu apostei nas pessoas e vocês nunca me decepcionaram.
Vocês criaram a maior coletânea de conhecimentos humanos já reunida: 19 milhões de artigos enciclopédicos em 270 idiomas, ainda a aumentar e melhorar a cada dia. Vocês colaboraram, custearam e protegeram tudo isso.

Propagandas não pagam os custos da Wikipédia. Vocês sim. A Wikipédia é o quinto website mais visitado do planeta - 400 milhões de pessoas no mês passado - e nós mantemos nossos servidores e pagamos nossa enxuta equipe apenas com doações.

Suas doações mantêm a Wikipédia gratuita para usar e livre de propagandas. Suas doações disseminam continuamente o livre acesso ao conhecimento, por todo o mundo.

Muito obrigado por tudo o que vocês contribuem para tornar a Wikipédia uma realidade. Seus comentários me inspiraram e sinto-me privilegiado em testemunhar sua paixão pela Wikipédia.

É uma história impressionante. Não há nada parecido.

E se você ainda não fez uma doação para ajudar a manter a Wikipédia, não é tarde demais. Você ainda pode fazer uma doação e colaborar para a disseminação livre e gratuita de conhecimento. Basta clicar aqui.

Novamente, muito obrigado"

O mais interessante foi a ação dos utilizadores, que colaboraram com a manutenção do site.

Pessoalmente, acho a iniciativa WIKIPÉDIA excepcional, pois garante que todos alcancem as informações que antes ficavam restritas a livros de alto custo, permitindo que muitos desfrutem dos avanços da cultura humana.

Categories:

0 Response for the "Wikipédia - A Enciclopédia Livre"

Postar um comentário