De uns tempos para cá, a tecnologia de exibição em 3D passou a ser explorada de forma um pouco mais intensa. Esse "novo" meio de entretenimento está presente em TVs, monitores, aparelhos portáteis e em mais um monte de outros aparelhos. Para desfrutar dessa opção, basta (ou bastava) utilizar óculos especiais (os óculos 3D), que funcionam, basicamente, da seguinte maneira: uma lente capta as "linhas" horizontais e a outra capta as "linhas" verticais, fornecendo ao cérebro a função de unir esses dois tipos em uma imagem única, que é a imagem 3D.

Seguindo essa onda tecnológica, Francois Vogel, um usuário do YouTube (que certamente deve ser formado em alguma instituição semelhante ao ITA...), publicou um video no qual ele demonstra um método de assistir em 3D sem o uso de óculos, resultado de uma experiência de Jonathan Post. Com esse método, a função que antes era fornecida aos óculos é transferida diretamente para o nosso sistema ocular. E melhor ainda: qualquer aparelho que funcione com uma frequência de 120Hz é passível desse método, dispensando instrumentos mais "específicos". Confiram:


A função daquele aparelho é, pelo que entendi, aumentar a velocidade com que nossos olhos piscam. Dessa forma, não fornecemos uma imagem completa ao nosso cérebro, que fica responsável pelo trabalho de juntar as duas partes em uma única, que seria a imagem em 3D.

Achei super interessante essa criação. Realmente Jonathan Post merece parabéns (não só eu achei esse trabalho o máximo, pois em apenas dois dias seu video já foi visto por quase um milhão de usuários do YouTube). O único problema vai ser que, provavelmente, aumentara o número de pessoas com tiques nervosos, mas isso é tolerável! xD

Categories:

0 Response for the "Assistir em 3D sem óculos? Sim, é possível!"

Postar um comentário