"Full Metal Jacket" é um filme estadunidense de 1987, que foi dirigido por Stanley Kubrick (o mesmo diretor de "Laranja Mecânica"). Sua temática, assim como a de muitos filmes produzidos na segunda metade do século XX, é a Guerra do Vietnã. O filme retrata o treino pesado dos fuzileiros navais, que além de se desgastarem fisicamente, se desgastavam moralmente com os insultos recebidos de seus superiores. O nome do filme em português é "Nascido Para Matar", o que não possui nenhuma ligação com o nome em inglês (Full Metal Jacket), que se refere a um tipo de munição utilizada pelos fuzileiros navais. Segundo o filme, os recrutas passavam por uma lavagem cerebral antes de irem a guerra e se tornavam, literalmente, máquinas de matar. Além disso, a obra tenta mostrar como os soldados norte americanos tratavam os nativos vietnamitas.

Não irei fazer uma sinopse do filme, mas posso dizer que ele pode ser dividido em duas partes: uma no campo de treinamento e outra nos campos de batalha. No campo de treinamento é onde ocorre o preparo fisico e mental do soldado. Existe uma cena muita famosa desse filme, que se passa logo após a chegada dos recrutas aos alojamentos do campo de treino. Lá eles conhecem o Sargento Hartmann, um militar que se tornou lendário no cinema devido ao seu comportamento extremamente radical. Veja a cena:
O mais interessante é que o ator que atuou como "Sargento Hartmann" (R. Lee Ermey), foi um fuzileiro naval, e toda a sua atuação tentou retratar como eram os seus superiores em sua época de serviço militar.

A outra parte, se passa nos campos de batalha. Aqui o interessante é como o filme representa a relação entre os soldados norte americanos e a povoação do Vietnã. Veja uma cena que mostra essa relação:
Por fim, esse filme merece ser assistido. Nele transparece uma das mais notáveis caracteristicas do diretor Kubrick, que é a "desumanização". Porém, ação é o que não falta!

Categories:

0 Response for the "Full Metal Jacket - SIR, YES SIR!"

Postar um comentário